A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer de mama. O comunicado foi feito durante reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que ela preside, e reforçado em uma publicação em suas redes sociais.
“Há um mês fui diagnosticada com câncer. Estou no enfrentamento da doença e tomei a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem”, disse a senadora, antes de pedir o encerramento da sessão por conta de seu “limite físico”.
Ver essa foto no Instagram
Segundo Damares, o diagnóstico foi confirmado em 18 de julho e, em menos de três semanas, ela conseguiu realizar todos os exames e passar por cirurgia para retirada do tumor. “Com cinco dias de operada, já estava no Senado, trabalhando. O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou. Na próxima segunda-feira começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória”, afirmou.
Em sua publicação no Instagram, a ex-ministra ressaltou a fé e agradeceu o apoio da família, amigos, médicos e colegas do Congresso. “Não parei de trabalhar. Fiz a cirurgia numa quinta-feira e, na segunda, já estava presidindo audiência pública. Estou bem e não vou parar de lutar pelas crianças e pelo meu Distrito Federal”, escreveu.
Ela também aproveitou para incentivar mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia, lembrando que o Senado aprovou recentemente o projeto que reduz para 30 anos a idade mínima para realização do exame na rede pública.
“Descobrir a doença no começo é fundamental para evitar complicações. Façam seus exames e se cuidem”, reforçou.
Ao encerrar a mensagem, Damares enviou um recado aos críticos: “Para aqueles que me desejam dor e sofrimento, lamento informar, mas não será desta vez. Bora celebrar a vida, gente!”.