Bahia inaugura Unidade Experimental de citros no Litoral Norte para fortalecer produção regional

Bahia inaugura Unidade Experimental de citros no Litoral Norte para fortalecer produção regional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 27/08/2025 às 18:02 / Leia em 2 minutos

A citricultura baiana deu um importante passo com a inauguração da primeira Unidade Experimental Demonstrativa (UED) do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), do Banco do Nordeste. A unidade, implantada no município de Entre Rios, no Litoral Norte, tem como foco o aumento da produtividade, da qualidade e da sustentabilidade para pequenos produtores da região.

A ação conta com o apoio da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e prevê a instalação de outras nove unidades em cidades como Alagoinhas, Esplanada, Jandaíra, Conde, Aporá, Rio Real e Itapicuru. Os espaços funcionarão como centros de capacitação e difusão de tecnologias adaptadas ao solo e clima locais, com suporte da Embrapa, Adab e outras instituições.

Cada UED testará 312 plantas com diferentes espaçamentos e três tipos de porta-enxertos (Citrandarin Riverside, San Diego e Limão Cravo), com o objetivo de identificar as melhores combinações para a realidade de cada município.

O Litoral Norte concentra cerca de 70% da produção de citros da Bahia — estado que possui a segunda maior área cultivada do país, segundo o IBGE. A iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva local, gerar mais renda no campo e posicionar a Bahia como referência nacional em citricultura sustentável.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia