A citricultura baiana deu um importante passo com a inauguração da primeira Unidade Experimental Demonstrativa (UED) do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), do Banco do Nordeste. A unidade, implantada no município de Entre Rios, no Litoral Norte, tem como foco o aumento da produtividade, da qualidade e da sustentabilidade para pequenos produtores da região.
A ação conta com o apoio da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e prevê a instalação de outras nove unidades em cidades como Alagoinhas, Esplanada, Jandaíra, Conde, Aporá, Rio Real e Itapicuru. Os espaços funcionarão como centros de capacitação e difusão de tecnologias adaptadas ao solo e clima locais, com suporte da Embrapa, Adab e outras instituições.
Cada UED testará 312 plantas com diferentes espaçamentos e três tipos de porta-enxertos (Citrandarin Riverside, San Diego e Limão Cravo), com o objetivo de identificar as melhores combinações para a realidade de cada município.
O Litoral Norte concentra cerca de 70% da produção de citros da Bahia — estado que possui a segunda maior área cultivada do país, segundo o IBGE. A iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva local, gerar mais renda no campo e posicionar a Bahia como referência nacional em citricultura sustentável.