Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, recebe título de Cidadão Baiano na ALBA

Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, recebe título de Cidadão Baiano na ALBA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

NeuzaCostaMenezes/AgênciaALBA

Publicado em 26/08/2025 às 10:01 / Leia em 2 minutos

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, nesta segunda-feira (25), o Título de Cidadão Baiano ao presidente da Petrobras Transporte (Transpetro), Sérgio Hermes Martello Bacci. A cerimônia ocorreu no Plenário Orlando Spínola, em Salvador, e foi conduzida pelos deputados Robinson Almeida (PT), autor da proposição, e Radiovaldo Costa (PT).

Natural de Amparo (SP), Bacci tem trajetória marcada no setor de logística e infraestrutura portuária, com forte atuação no segmento de petróleo e gás. Segundo Robinson Almeida, o dirigente é um “verdadeiro aliado da Bahia” e tem papel decisivo no fortalecimento da infraestrutura portuária e industrial do estado.

O parlamentar destacou avanços na Baía de Todos-os-Santos, a partir do Terminal de Madre de Deus, além da criação do programa Transformar, voltado à qualificação profissional de comunidades vizinhas às operações da Transpetro. Ele também lembrou da atuação direta de Bacci no enfrentamento ao furto de combustíveis em território baiano.

“Dia mais feliz da minha vida”

Emocionado, Bacci agradeceu a homenagem e afirmou que o título simboliza um sonho realizado:

“Não tive a sorte de nascer na Bahia, mas este é um dos maiores reconhecimentos da minha vida. Prometo honrar este título em todas as minhas ações”, declarou.

O presidente da Transpetro citou nomes da música e da cultura baiana, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Jorge Amado, e encerrou seu discurso exibindo uma camisa com a frase: “Deus me livre de não ser baiano”.

O deputado Radiovaldo Costa classificou Bacci como “o presidente mais presente da história da Transpetro” e lembrou de suas visitas a municípios como Alagoinhas, Catu e Pojuca, onde defendeu a retomada da indústria naval.

Já o líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto (PT), reforçou o pedido para que Bacci leve à Petrobras a pauta da retomada da Refinaria Landulpho Alves, vendida em 2021.

A sessão contou com representantes do setor energético e industrial, como José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras; Elizabete Sacramento, coordenadora do Sindicato dos Petroleiros da Bahia; e Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP. Também estiveram presentes Marcelo Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, e José Ronaldo Maia, representando a Fieb.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia