O Museu de Arte da Bahia (MAB) inaugura neste sexta (29), às 19h, a exposição “Fatumbi”, dedicada ao fotógrafo e pesquisador Pierre Verger. A mostra inédita reúne registros históricos e sensíveis das culturas afro-brasileiras e suas raízes africanas, com fotografias feitas por Verger no Nordeste do Brasil, no Benim e na Nigéria.
Durante a exposição, o público poderá conhecer correspondências, trechos de entrevistas e documentos inéditos que revelam a trajetória do artista. O percurso da exposição começa com a chegada de Verger à Bahia e Pernambuco, na década de 1940, segue para o Benim em 1948, onde ele é iniciado e passa a ser chamado de Fatumbi, e culmina nos anos 1960 e 1970, período em que se torna um elo entre continentes.

Foto: Acervo Fundação Pierre Verger
O acervo reúne fotografias conhecidas e inéditas, algumas datam de quase 80 anos, resultado de pesquisas recentes nos arquivos da Fundação Pierre Verger, do Instituto Nacional do Audiovisual (INA) em Paris e do Instituto Fundamental da África Negra (IFAN), em Dacar.
A exposição integra as celebrações da Temporada França-Brasil 2025 e conta com curadoria de Alex Baradel e Emo de Medeiros. Além do material documental e fotográfico de Verger, a mostra apresenta uma sala especial intitulada FatumbIA, com 16 obras de Emo produzidas com inteligência artificial, articulando saberes e símbolos do Fá.

Foto: Acervo Fundação Pierre Verger

Foto: Acervo Fundação Pierre Verger
EXPOSIÇÃO FATUMBI
Local: Museu de Arte da Bahia – AV. Sete de Setembro 2340, Corredor da Vitória
Abertura: 29 de agosto (sexta-feira) às 19h
Funcionamento: Terça a Domingo
Horário: 10 às 18h
Entrada: Gratuita