Em celebração ao Dia Mundial do Second Hand, nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Salvador reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, instalando 20 novos contêineres do Projeto Repense Reuse em áreas públicas da cidade.
Desde 2021, já são 150 coletores distribuídos pela capital baiana, sendo 45 deles localizados em praças e parques, sob gestão da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). A iniciativa, realizada em parceria com a ONG Humana Brasil, incentiva a doação consciente de roupas, calçados e acessórios para reduzir o impacto ambiental do resíduo têxtil, atualmente o mais poluidor do ecossistema.

Salvador amplia pontos de coleta de roupas usadas em ação pelo Dia Mundial do Second Hand
Para o subsecretário da Secis, Walter Pinto Júnior, o projeto promove transformação ambiental e social ao incentivar a reutilização: “A cada doação, damos uma melhor destinação para esses resíduos e cuidamos do meio ambiente”.
Desde o lançamento, o Projeto Repense Reuse já evitou que 42 toneladas de resíduos têxteis fossem descartadas em lixões ou aterros, além de contribuir com a economia de água, energia e a redução na emissão de gases poluentes. Os itens doados passam por triagem e são vendidos em lojas sociais em Itapuã e Piedade, com preços a partir de R$ 3, e os recursos gerados financiam seis projetos comunitários em Salvador, que também promovem oficinas de capacitação profissional.

Salvador amplia pontos de coleta de roupas usadas em ação pelo Dia Mundial do Second Hand
A executiva da Humana Brasil, Cláudia Andrade, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para ampliar o acesso à coleta: “Nosso objetivo é mostrar à população a necessidade do descarte consciente e fomentar a economia circular no município”.
Confira os novos pontos públicos para doações espalhados pela cidade:
- Av. Milton Santos, 392 – Ondina
- R. Prof. Sabino Silva, 942 – Jardim Apipema
- Praça Oscar Hilario – Av. Centenário – Chame-Chame
- R. Manuel Dias de Morais, 22 – Ondina
- Largo da Graça – Graça
- Praça Vale dos Rios – Stiep
- Praça Gustavo Fernandes – Patamares
- Praça de Stella Maris – Alameda Praia de Guarapari
- Praça Segredos de Itapuã – Rua Dias Gomes com a Rua Guaraçaima – Piatã
- Praça Jair Leite – Stiep
- Praça Nilo Sampaio Magalhães – Jardim Armação
- Largo do Santo Antônio Além do Carmo
- Largo do Papagaio – Ribeira
- Rua do Pilar – Comércio
- Rua Urbino de Águiar, 401 – Acupe de Brotas (Ogunjá)
- Praça Caramuru, 2 – Rio Vermelho
- Praça Nossa Senhora Aparecida, Rua Cristiano Buys – Cabula
- Praça Fernando Almeida da Rocha (Fernandão) – Vila Laura
- Rua Farol de Itapuã – Itapuã
- Praça Doutor Sosthenes Tavares de Macêdo – Caminho das Árvores
A ação reforça Salvador como referência nacional em políticas públicas sustentáveis e de economia circular, estimulando o consumo consciente entre os soteropolitanos.