A paixão pela gastronomia começou cedo. Filho do pecuarista e produtor de queijo José de Souza Carvalho, “considerado o mestre da grelha dos amigos e da família”, Patrício (@patriciocarvalho21) cresceu em meio a mesas fartas e fogo a lenha. “Meu pai e minha mãe foram minha referência”, afirma o influenciador, com mais de 12 milhões de seguidores nas redes, somando Instagram, TikTok e YouTube.
Também nascido na Bahia, o criador de conteúdo lembra nas redes sociais que o pai era chamado de “BAÚCHO”, justamente por, mesmo sendo baiano, ser tão craque nos assados. A paixão pela boa comida acompanhou o jovem Patrício quando ele se mudou para Brasília aos 11 anos. Ao concluir o ensino médio, ingressou na faculdade de negócios na internet e se apaixonou pela fotografia gastronômica. “Eu fui me apaixonando cada vez mais por essa arte e comecei a trabalhar na área”, lembra, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
Logo, já prestava serviços para restaurantes e bares, fotografando pratos, criando cardápios e cuidando das redes sociais. “Eu vi que a internet estava começando a virar uma vitrine para pessoas que queriam se expor com autenticidade, com pessoas anônimas começando a atingir um público maior. E vi isso como oportunidade”, diz.

Patrício e o pai, o pecuarista e produtor de queijo baiano, Sr. José de Souza | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em 2015, começou a publicar fotos no Facebook e Instagram (ainda sem vídeos). Mas o estouro veio pelo WhatsApp. “Nossos primeiros vídeos viralizaram nos grupos de WhatsApp. Eu recebi feedback até de gente da Alemanha falando que tinha recebido o vídeo do grupo de churrasco que participava. Eu botava (o link) no Facebook e no Instagram, as pessoas baixavam e compartilhavam nos grupos”, lembra.
Com o sucesso inesperado, determinou que seus conteúdos seriam diferentes, com alta qualidade e narrativa dinâmica. Entre 2017 e 2018, com o avanço dos vídeos curtos e a explosão do TikTok, viu a oportunidade perfeita. “Pensei: agora é minha hora.” A pandemia acelerou esse crescimento, com mais gente buscando receitas para fazer em casa.
Desde o início, contou com um parceiro especial: o filho Daniel. Aos 8 anos, ele já ajudava nos bastidores, até que, em 2020, estreou em frente às câmeras preparando uma sobremesa de churrasco com o pai. “Até hoje, esse é o nosso vídeo com mais visualização. Só no YouTube são 45 milhões, fora o Instagram e o TikTok”, comemora Patrício.

Patrício e o filho mais velho, Daniel | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Hoje, aos 17 anos, Daniel virou uma dupla do pai e trilha também carreira solo, criando conteúdos para um público mais jovem. “Minhas receitas são ainda mais simples, para fazer em 15 minutos, com dois ou três ingredientes”, diz o adolescente.
O influenciador destaca dois diferenciais do seu trabalho: o estilo dinâmico de gravação, narrado sobre as imagens, e o perfil das receitas, mais simples, porém com toque gourmet. “Um dos feedbacks que eu recebo é, justamente, a descomplicada que dou nas receitas. Eu pego os processos de restaurante, para você atingir uma comida de qualidade, e tento simplificar, com ingredientes e métodos que a pessoa possa fazer em casa”, explica.
Por trás das câmeras, há uma equipe de oito pessoas, incluindo um chef e um editor de vídeo. As gravações são planejadas semanalmente e Patrício costuma aceitar desafios dos seguidores, como preparar um almoço para o Dia dos Pais por até R$ 50.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto acumula milhões de fãs (5 milhões no TikTok, 3,5 milhões no Instagram e 3,6 milhões no YouTube), a família também cresce junto. Casado com Denise Freitas, com quem namora desde o ensino médio, Patrício tem mais dois filhos, Guilherme (5) e Rafael (3). Denise, formada em educação física e apaixonada por gastronomia saudável, criou recentemente um perfil próprio com receitas fitness.
O sucesso trouxe convites para eventos e publicidade de grandes marcas. Reconhecido nas ruas, Patrício diz que muita gente se surpreende ao saber que ele vive em Brasília e ele garante que não troca a cozinha-estúdio que construiu em casa por nada.