Agosto Lilás: Salvador registra cerca de 6 mil casos de violência contra a mulher em 2025

Agosto Lilás: Salvador registra cerca de 6 mil casos de violência contra a mulher em 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 25/08/2025 às 16:33 / Leia em 2 minutos

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania apontam que Salvador já registrou, somente neste ano, 5.895 casos de violência contra a mulher, incluindo maus tratos, exploração sexual ou qualquer outro fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima. Desse total, apenas 677 denúncias foram efetivadas. Em todo o estado da Bahia, são 14.202 casos de violações e 1.795 denúncias registradas. 

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o assunto, diversas ações são realizadas ao longo deste mês como parte da campanha Agosto Lilás. Neste período, são promovidas ações educativas e preventivas que informam a sociedade sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, além de oferecer suporte e orientação às vítimas. A campanha fortalece a Lei Maria da Penha, um marco na luta contra a violência doméstica e familiar, e mobiliza a sociedade para criar um ambiente de respeito e proteção às mulheres.

No início deste mês, inclusive, o Shopping Bela Vista, em Salvador, inaugurou a Loja do Agosto Lilás, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude. Na ocasião, também foi aberta a primeira sala permanente em um shopping center dedicada ao acolhimento e orientação de mulheres vítimas de violência doméstica. Localizado no Piso L1, próximo à loja Marisa, o Espaço de Acolhimento à Mulher  tem como missão ser um ponto seguro de escuta e apoio, com o apoio do Ministério Público da Bahia e da Prefeitura de Salvador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia