Baiano corre 2 mil km de São Paulo à cidade natal e bate recorde pessoal

Baiano corre 2 mil km de São Paulo à cidade natal e bate recorde pessoal

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do g1

Raimundo Mascarenhas/Calila Notícias via g1

Publicado em 24/08/2025 às 17:37 / Leia em 2 minutos

O reciclador José Cassio Oliveira dos Santos, conhecido como José Nino, completou neste domingo (24) uma corrida de dois mil quilômetros entre São Paulo, onde mora, e Nova Soure, cidade natal localizada a 149 km de Feira de Santana, na Bahia. O percurso durou 24 dias.

“Para treinar eu levantava 4h da manhã, corria, e umas 8h pegava a carroça para catar os materiais recicláveis na rua. Fico feliz que Deus me ajudou”, contou o atleta amador, de 48 anos.

Acostumado a caminhar longas distâncias para coletar materiais recicláveis, José Nino conheceu a corrida há 20 anos, por meio do treinador Wanderlei Oliveira. Desde então, nunca parou de praticar o esporte, conciliando treinos diários nas ruas de São Paulo e no Centro Olímpico da cidade com dois empregos.

A ideia de correr de São Paulo até a Bahia surgiu a partir de um cálculo curioso. “A ideia surgiu de uma conta que eu fiz. Juntando todos os treinos e provas que fazia no ano, calculei que eu corria 6 mil km. Pensei: ‘se consigo correr isso tudo, consigo correr até a minha cidade'”, relembrou.

Foto: Reprodução via g1

A primeira experiência foi durante a pandemia da Covid-19, em 2020, quando percorreu o trajeto em 27 dias. Desta vez, estabeleceu uma meta mais ousada: chegar em 24 dias. Para isso, planejou correr entre 80 e 90 km por dia e montou um esquema de apoio: contratou um amigo para acompanhá-lo de carro, garantindo segurança e fornecendo água a cada 5 km.

O dia começava às 5h40, com corrida até 12h. Depois do almoço, seguia até o entardecer, quando parava para descansar. Mesmo enfrentando o desgaste físico e perdendo a unha de um dedão do pé, José Nino descreveu a chegada a Nova Soure como emocionante. “Fizeram uma festa muito grande na chegada, nunca pensei que seria recebido assim”, afirmou.

Após ser recebido com festa, ele fez exames em um hospital da cidade, recebeu soro e foi liberado. José Nino pretende descansar alguns dias na Bahia antes de retornar a São Paulo, desta vez de ônibus.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia