Prefeitura de Salvador deve mudar de sede no início de 2026, estima Bruno Reis

Prefeitura de Salvador deve mudar de sede no início de 2026, estima Bruno Reis

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações de Correio

Reprodução

Publicado em 22/08/2025 às 14:23 / Leia em 2 minutos

A Prefeitura de Salvador deixará o Palácio Thomé de Souza, na praça de mesmo nome, para o Palácio da Sé, que fica ao lado da Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico. Inicialmente, a previsão é de que a mudança ocorreria ainda neste ano. No entanto, a transição deve acontecer no início de 2026, conforme estimou o prefeito Bruno Reis (União Brasil) em coletiva na manhã desta sexta-feira (22), durante o lançamento do programa Corredores Verdes, na Pituba.

“As obras dos ajustes internos do Palácio da Sé já começaram. A nossa expectativa é de que até o final do ano elas sejam concluídas, e a gente precisa preparar essa transição entre a saída de onde estamos, a retirada daquela estrutura, e a ida ao Palácio da Sé. Estimo que início do ano que vem. Não quero fixar datas, mas a nossa expectativa é janeiro, mais tardar fevereiro”, disse o prefeito.

O Palácio da Sé foi construído no início do século XVIII para ser residência de arcebispos e foi inaugurado em 1715. É um dos exemplos de arquitetura do período colonial na cidade. O imóvel possui subsolo e três pavimentos sobre a rua. O edifício ligava-se à antiga Igreja da Sé por passadiços elevados. Em 1933, a igreja foi demolida para permitir a expansão dos trilhos dos bondes da Companhia Linhas Circular de Carris da Bahia.

Palácio da Sé receberá nova sede da prefeitura por Divulgação

A mudança ocorreu após uma decisão judicial. Aberta em novembro de 2000 pelo Ministério Público Federal (MPF), a ação que obriga a saída da gestão municipal do edifício entende que a estrutura atual não se adequa às restrições arquitetônicas da região.

“Nós já extrapolamos o prazo dado pela Justiça para sair de onde hoje funciona a sede da prefeitura. Depois de 25 anos de uma ação, em que entramos com todos os recursos cabíveis, chegou o momento em que não há mais recursos a não se cumprir a decisão”, disse o prefeito Bruno Reis. Um novo centro de convenções será instalado no atual Palácio Thomé de Souza.

Leia mais em CORREIO

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia