Balé Folclórico da Bahia estreia turnê nacional no Rio de Janeiro com espetáculo inédito

Balé Folclórico da Bahia estreia turnê nacional no Rio de Janeiro com espetáculo inédito

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 22/08/2025 às 22:49 / Leia em 3 minutos

O Balé Folclórico da Bahia (BFB) estreou nesta sexta-feira (22), no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, a turnê nacional do espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”. A montagem celebra os 37 anos da companhia, com apresentações também marcadas em outras cidades do país ao longo dos próximos meses.

A capital fluminense abriu a temporada com casa cheia e grande expectativa do público. O espetáculo retorna ao palco neste sábado (23), também como parte da programação do MoviRio Festival, um dos principais eventos de dança do Brasil.

A turnê — viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio do Will Bank — seguirá por cidades das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, como Campinas, São Paulo, Franca, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Novo Hamburgo. As regiões Norte e Nordeste também estão nos planos, mas ainda sem datas anunciadas.

Espetáculo é um manifesto da resistência cultural

Dirigido por Vavá Botelho, fundador da companhia, “O Balé Que Você Não Vê” aborda os bastidores e os desafios de manter viva uma companhia de dança no Brasil, especialmente uma que trabalha com cultura afro-brasileira e folclore.

A montagem reúne coreografias inéditas e repertório clássico: Bolero (Carlos Durval), Okan (Nildinha Fonseca), 2-3-8 (Slim Mello) e a emblemática Afixirê, de Rosângela Silvestre.

“É um recado de que a gente existe neste país. São 37 anos de uma companhia extremamente reconhecida no mundo todo e, ainda assim, lidamos com invisibilidade dentro do Brasil”, afirma Vavá.

Reconhecimento internacional x invisibilidade local

Com sede no Pelourinho, em Salvador, o Balé já passou por mais de 30 países e 300 cidades, sendo considerado, em 1994, pela Associação Mundial de Críticos, como o melhor grupo de dança folclórica do mundo. Nos Estados Unidos, a cidade de Atlanta instituiu o Dia do Balé Folclórico da Bahia (1º de novembro) em homenagem à companhia.

Apesar disso, Vavá reforça que ainda enfrenta dificuldades para manter o grupo no Brasil, especialmente por falta de patrocínio contínuo e pela visão reduzida que muitos têm sobre manifestações folclóricas.

Axé na estreia

Para marcar a abertura da turnê, o BFB realizou, na quinta-feira (21), uma lavagem simbólica da escadaria do Teatro João Caetano, ao som de atabaques. Bailarinos vestidos de branco, com flores e potes de água perfumada, realizaram um ritual de boas-vindas com forte presença da ancestralidade afro-baiana — tradição que acompanha a trajetória do grupo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia