Advogado baiano tem nome aprovado para a diretoria da Anvisa

Advogado baiano tem nome aprovado para a diretoria da Anvisa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do Jornal de Brasília e ND Mais

Divulgação/OAB

Publicado em 22/08/2025 às 15:36 / Leia em 2 minutos

O advogado baiano e especialista em Direito Sanitário Thiago Lopes Cardoso Campos teve sua indicação para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovada pelo Senado Federal. Em votação realizada na última terça-feira (19), o plenário confirmou o nome dele com 49 votos favoráveis e 5 contrários. O ofício com o resultado foi encaminhado à Presidência da República em 21 de agosto, mas ainda não há data definida para a posse.

Indicado em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Campos vai substituir Diego Penha Soares, que assumiu a vaga em dezembro de 2024 após a renúncia do ex-diretor Alex Machado Campos. Defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), ele é professor de Direito Sanitário, conselheiro estadual de saúde da Bahia e ocupa cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

Thiago é formado pela Universidade Católica de Salvador desde 2007 e possui especializações em direito tributário, direito sanitário e gestão de políticas de saúde baseadas em evidências, além de um MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com ampla experiência no setor público, já atuou como Advogado-Chefe da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF|SU), gerente de projetos e diretor de programa no Ministério da Saúde, além de ter trabalhado na Controladoria Geral do Município de Lauro de Freitas (BA). Mais recentemente, exerceu o cargo de subsecretário de Programas no Consórcio Nordeste, que reúne os estados da região para promover ações conjuntas de desenvolvimento.

Na área acadêmica, é professor e coordenador de cursos de Direito Sanitário na FACAMP e na Faculdade Baiana de Direito, além de coordenar um grupo de estudos e publicar livros e artigos na área.

A nomeação para a diretoria da Anvisa ainda depende da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que formalizará a posse. A Casa Civil ou a própria agência deverá comunicar a data oficial após esse trâmite.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia