A quarta edição do projeto Varanda Quabales vai homenagear a cantora Preta Gil nesta sexta-feira (22), a partir das 17h, em frente ao Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina (Rua Aurelino Silva, 385). Madrinha do instituto, Preta sempre apoiou a iniciativa criada pelo multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos e pela produtora cultural Fernanda Mello, que vem formando músicos e profissionais das artes nas periferias de Salvador.
“Essa homenagem é também uma forma de agradecer porque Preta sempre acreditou no Quabales, o projeto social e a banda, tanto que ela e Daniela, amigas de longa data, cantaram juntas pela primeira vez com uma música do Quabales, com a banda. Preta sempre abraçou esses projetos e essa homenagem vai além de só tocar as músicas dela. É um agradecimento mesmo, fazer a favela saber o quanto ela estava em nossa vida”, afirma Marivaldo dos Santos.
Durante o evento, será inaugurada uma placa em homenagem à artista carioca, filha de baianos e que viveu parte de sua vida em Salvador, mantendo laços fortes com a cultura da cidade. Os artistas convidados levarão versões para músicas de Preta Gil e compartilharão histórias sobre sua trajetória.
A programação contará com shows do Quabales Banda, que incluiu no repertório “Balacobaco Up and Down”, feat do grupo baiano com Preta Gil e Daniela Mercury. Também se apresentam a cantora Gabriela Lima, o projeto Samba Gringa, a dupla As Pretas, além do tradicional Jam Session do Varanda Quabales, que, nesta edição, será formado exclusivamente por musicistas mulheres, reforçando uma pauta defendida por Preta. O projeto, batizado de Quabelas, marca o movimento da música instrumental feminina. DJs Bennett e Mah, com participação de Ayuih, e Mãe Taiane Macedo, cantora e liderança religiosa à frente do Terreiro CUMOA, completam a line-up.
Inspirado no conceito nova-iorquino de “block party”, festa de rua organizada pelos próprios moradores, o Varanda Quabales acontece das 17h às 22h e reúne diversas manifestações artísticas, celebrando a produção cultural baiana no Nordeste de Amaralina.
Criado por Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello, que vivem entre Salvador e Nova York, o projeto mistura música instrumental de ritmos variados com trabalhos autorais de artistas baianos. Em edições mensais, o evento é promovido pelo Favellê Music e traz na Jam Session a fusão de músicos da banda Quabales com instrumentistas da cena de jazz, promovendo intercâmbio artístico. Além disso, há momentos de “open mic”, com microfones abertos para que músicos, cantores e MCs se apresentem livremente.