O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi o vencedor da categoria Direitos Humanos e Cidadania no Prêmio Congresso em Foco 2025, entregue na noite desta quarta-feira (20), no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. A premiação, considerada o Oscar da política brasileira, está em sua 18ª edição e busca reconhecer parlamentares de destaque na Câmara e no Senado.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) recebeu a homenagem das mãos da assessora parlamentar Claudia Dias. Otto é figura recorrente no evento: já foi premiado nas dez últimas edições e, em 2025, também apareceu entre os escolhidos na categoria Melhores do Senado – Votos pela Internet.
O júri técnico que selecionou os vencedores foi formado por jornalistas, publicitários, cientistas políticos, sindicalistas e empresários. Além disso, jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e o público em geral participaram da votação online, encerrada em 30 de julho.
De acordo com a organização, o objetivo é aproximar os congressistas da sociedade, incentivar a boa política e valorizar mandatos de impacto. Para Otto, o reconhecimento “estimula a construção de projetos práticos e voltados para o cidadão, além de aproximar o parlamentar do eleitor, que vê seu trabalho reconhecido”.
Entre os critérios de elegibilidade, o parlamentar não pode ter condenações na Justiça, processos em andamento ou ligações com atos de tortura ou violência.
Otto Alencar está em seu segundo mandato no Senado e foi membro ativo da CPI da Covid (2021), presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos (2022), relatou projetos como o do CARF (2023) e do Hidrogênio Verde (2024). No mesmo período, também assumiu a liderança do governo no Senado, substituindo Jaques Wagner.
Atualmente, preside a CCJ, principal comissão da Casa, onde tramitam temas decisivos como o Novo Código Eleitoral e a proposta que pode dar autonomia ao Banco Central.