A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, abre nesta quinta-feira (21) a quarta edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu (FLIPAR 2025), que segue até sábado (23). Com o tema “Um Mundo Chamado Cordel”, o evento terá três dias de bate-papos, lançamentos de livros e cordéis, mostras estudantis, oficinas, contação de histórias e apresentações culturais, tudo gratuito.
“Vai ser uma festa linda, com uma homenagem maravilhosa ao poeta Pedro Braz”, destaca o cordelista e curador Kitute Coelho. Falecido em janeiro, o homenageado terá uma exposição sobre sua trajetória, assinada pela artista Tatiana Galeão, no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), onde ocorre a maior parte das atividades.
A programação tem início às 8h30 com a Fanfarra Municipal recepcionando o público no PHCA. Às 10h, a palestra de abertura será ministrada por Hermano Guanaes, superintendente do IPHAN-Bahia, com o tema “Cordel e Patrimônio Imaterial: Por que proteger?”. No dia 22, às 10h, acontece o bate-papo “Cordel na Sala de Aula: Ferramenta de Ensino e Aprendizagem”, com o poeta e educador Jotacê Freitas.
“A terra da poesia vai se transformar na cidade do cordel”, afirma Mário Lima, presidente do Instituto Preservar, responsável pela realização da FLIPAR em parceria com a prefeitura. O prefeito Pedro de Paulino lembra que, em 2024, o evento recebeu mais de 17 mil pessoas e estudantes de várias cidades do Recôncavo. “Para 2025, a expectativa é superar este número”, diz.
FLIPAR+ traz programação para público 50+
Uma das novidades deste ano é a criação da FLIPAR+, espaço voltado para pessoas acima de 50 anos, com atividades exclusivas como aulão e roda de conversa com a jornalista e escritora Márcia Moreira, que participa do evento pela primeira vez. “Achei sensacional ter atividades específicas para um público mais velho que, normalmente, carece de programações específicas em eventos literários. Adorei a ideia”, afirma a autora, que apresentará seu livro “VIDA+LEVE”, da editora Bora Publicar, no dia 22.
Shows e homenagens
Os espaços do evento foram rebatizados com nomes de cordelistas em homenagem ao legado do gênero. O palco principal leva o nome de Pedro Braz e receberá apresentações musicais todas as noites:
- 21/08 – 21h: Grupo PsiCORDÉLico (cordel + rock, samba, reggae e forró)
- 22/08 – 19h: Salve a Cultura Popular com manifestações do Recôncavo; 21h: show da banda Recôncavo Experimental com participação de J. Velloso
- 23/08: shows de Priscila Salles, Novo Xote e uma atração surpresa
Lançamentos de livros e cordéis
A FLIPAR também traz uma intensa agenda de lançamentos:
- 21/08: cordel de Franklin Maxado em homenagem a Roque Araújo e livro “Caminheiro Prodígio”, de Carlos Silva
- 22/08: cordel “O Ouro da Vida”, de Luiz Natividade, e “Um Olhar Sobre a Consciência Ambiental”, de Domingos Santeiro
- 23/08: “Manoel e o Encantado Corde” (Paula Anias – 11h), “Erramos no Simples” (Sandra Rosa da Cruz – 11h30) e “Meus Amores, Minhas Dores” (Juliana Maciel – 12h)
Oficinas e atividades educativas
Além das palestras e bate-papos, o público poderá participar de oficinas de xilogravura (em parceria com a Fundação Hansen Bahia) e de cordel, ministrada pela cordelista Juliana Maciel. A programação completa está disponível no Instagram @fliparcabaceiras e no site festaliterariaflipar.com.br.