Avenida Paralela inicia modernização com estudo luminotécnico em Salvador

Avenida Paralela inicia modernização com estudo luminotécnico em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Drone da Bahia

Publicado em 21/08/2025 às 10:10 / Leia em 2 minutos

Na madrugada desta quinta-feira (21), a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), em parceria com a Neoenergia Coelba, deu início a um novo ciclo de modernização do parque de iluminação da Avenida Luís Viana Filho (Paralela). A operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Transalvador.

A ação consistiu na realização de um estudo luminotécnico em campo, logo após o viaduto Luís Eduardo Magalhães, no sentido aeroporto, em um trecho de cerca de 50 metros. Foram utilizados equipamentos como luxímetro e trena para medir a luminância e a uniformidade da iluminação. Cerca de dez técnicos participaram da atividade.

Servidores da Dsip fizeram estudo na região | Foto: Divulgação

Os resultados do levantamento apontaram deficiências nas atuais luminárias, reforçando a necessidade de substituição dentro do programa de eficiência energética. A expectativa é que a modernização da iluminação da Paralela reduza em até 50% o consumo de energia elétrica e aumente a eficiência e a segurança para motoristas e pedestres.

O diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães, destacou a importância do projeto. “A Avenida Paralela é um dos principais corredores viários da cidade e precisa de um sistema de iluminação à altura da sua relevância. Com esse estudo, comprovamos a necessidade da troca das luminárias e damos início a um projeto que vai garantir economia, sustentabilidade e, principalmente, mais qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia