Gerido pelo Einstein, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia está com processo seletivo aberto para quem deseja atuar como voluntário na instituição. O objetivo da iniciativa é fortalecer o acolhimento e o bem-estar de pacientes e acompanhantes por meio de ações de humanização e acolhimento. Os interessados podem se inscrever por meio do site voluntários.einstein.br.
No HOEB, os voluntários atuarão exclusivamente com pacientes internados e os atendidos no ambulatório. O foco do trabalho é totalmente voltado ao acolhimento social e emocional, sem envolvimento em procedimentos técnicos. No próximo dia 28 de agosto, às 14h, no auditório do prédio de Ensino e Pesquisa do hospital, será realizada uma palestra para que os interessados em participar do processo possam entender os detalhes dos critérios de seleção, suas responsabilidades e as atividades previstas.
“O Voluntariado foi a primeira grande frente de atuação de responsabilidade social do Einstein. Foram diversas as evoluções e contribuições desde o início do nosso trabalho, na década de 1950”, conta Telma Sobolh, presidente do Voluntariado. “Essa trajetória nos mostrou que o trabalho voluntário tem o poder de transformar o ambiente hospitalar e a vida das pessoas de maneira geral, e é por isso que, a cada dia, buscamos expandir esse cuidado para um número maior de pessoas. Chegar à Bahia é uma grande conquista e motivo de alegria para nós”, completa.
Atualmente, mais de 650 pessoas integram o time de voluntários da organização, com ações conduzidas tanto em unidades privadas do Einstein, quanto nas públicas. Ao longo de 2024, foram realizados mais de 457.892 atendimentos.
Voluntariado Einstein
Criado em 1955, antes mesmo da inauguração do hospital, o programa nasceu com a missão de mobilizar a comunidade e promover ações de cuidado humanizado. Entre seus principais objetivos estão levar conforto, esperança e suporte emocional a pacientes e seus familiares; promover a transformação social por meio do engajamento de voluntários e da valorização da empatia; e apoiar iniciativas de saúde e assistência social com impacto positivo e duradouro para a comunidade.
“Conseguimos realizar ações que ultrapassam os limites do cuidado hospitalar e geram um impacto real e positivo na vida das pessoas e da comunidade. O Voluntariado Einstein é um compromisso com a transformação da realidade da população onde atua,” destaca Sobolh.

Corpo de voluntários soma mais de 650 pessoas | Foto: Divulgação