Aprovação de Lula sobe a 46% e desaprovação cai para 51%, aponta pesquisa Quaest

Aprovação de Lula sobe a 46% e desaprovação cai para 51%, aponta pesquisa Quaest

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do Metrópoles

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 20/08/2025 às 08:01 / Leia em 2 minutos

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela segunda vez consecutiva e alcançou 46%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A desaprovação caiu para 51%, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

De maio a agosto, Lula recuperou seis pontos porcentuais na aprovação, sendo três apenas entre julho e este mês. O resultado indica reversão após a sequência de quedas iniciada em dezembro, quando o índice passou de 52% para 40%, o pior desempenho desde agosto de 2023.

A reprovação também perdeu fôlego: era de 57% em maio, caiu para 53% em julho e agora está em 51%.

Avanço por região e grupos sociais

A recuperação ocorreu em todas as regiões pesquisadas, com destaque para o Nordeste, onde a aprovação saltou de 53% para 60% entre julho e agosto. Na região, Lula é desaprovado por 37%, enquanto 3% não responderam.

Entre os grupos sociais, o presidente tem maior aprovação entre mulheres (48%), pessoas com 60 anos ou mais (55%), com ensino fundamental (56%) e renda de até dois salários mínimos (55%).

Já entre os homens, a aprovação é de 44%; entre jovens de 16 a 34 anos, 43%; e entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos, 39%. O nível de escolaridade também influencia: 41% aprovam Lula entre quem possui ensino médio completo e 42% entre quem tem ensino superior completo. Nesses grupos, a desaprovação chega a 57% e 56%, respectivamente.

A pesquisa também mostrou diferença marcante por religião: Lula tem 54% de aprovação entre católicos, contra 31% entre evangélicos.

A pesquisa Quaest foi realizada de 13 a 17 de agosto em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Foram feitas 12.150 entrevistas presenciais, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia