O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, têm encontro marcado nesta segunda-feira (18), na Casa Branca.
O republicano afirmou que pretende defender um acordo de paz imediato entre Rússia e Ucrânia.
A reunião representa uma mudança de postura de Trump. Na sexta-feira (16), após conversar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o líder americano havia minimizado a necessidade de um cessar-fogo e cobrado maior envolvimento dos países europeus. Na ocasião, chegou a declarar que a Ucrânia deveria aceitar um acordo direto com Moscou.
Agora, em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que “a melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre Rússia e Ucrânia é ir diretamente para um acordo de paz”.
Zelensky também confirmou a reunião em suas redes sociais. O ucraniano sugeriu a realização de um encontro trilateral, com a participação de Putin, e reforçou a importância das medidas de pressão contra Moscou: “As sanções devem ser reforçadas se não houver uma reunião trilateral ou se a Rússia tentar evitar um fim honesto para a guerra”, escreveu.