Localizada no coração do Rio Vermelho, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior promove a exposição “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi”, realizada em parceria com o fotógrafo e vídeo-documentarista italiano Antonello Veneri, radicado em Salvador. A mostra, que fica em cartaz até 31 de agosto, celebra os 100 anos da ialorixá, considerada a mais importante autoridade espiritual do candomblé.
Em 2012, Veneri produziu o documentário Folhas EnCantadas e dali nasceu uma bela amizade com Mãe Stella. “Conversávamos sobre filosofia, espiritualidade e, claro, ríamos muito. Nestas tardes não surgiram apenas boas memórias, mas também fotografias únicas” relembra o fotógrafo e jornalista italiano, que desde 2009 vive e trabalha no Brasil, especialmente na Bahia.
Deste convívio, surgiram retratos espontâneos, cotidianos, cheios de delicadeza e intensidade. “Seu orunkó, Odé Kayodê, significa ‘caçador de alegria’ e foi exatamente esse caminho de alegria profunda que percorremos juntos. Mãe Stella inovou também nisso” comenta Antonello.
Em setembro, a exposição segue em itinerância nas demais bibliotecas geridas pela Fundação Pedro Calmon, incluindo as bibliotecas Anísio Teixeira e Juracy Magalhães Júnior de Itaparica. Já no mês de outubro, “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi permanecerá na Biblioteca Pública Thales de Azevedo e na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. E no mês de novembro, será a vez de ocupar a Biblioteca Central do Estado da Bahia.