O último sábado (16) foi marcado por muita fé e devoção no Engenho Velho da Federação, em Salvador. Dezenas de fiéis participaram da Romaria em Louvor a São Lázaro, que seguiu até o santuário do santo, localizado no Largo de São Lázaro.
Vestidos de branco e carregando pipoca — símbolo de purificação no sincretismo religioso — os devotos celebraram com uma alvorada de fogos, cânticos e missa em agradecimento ao santo católico, sincretizado com Omolu no candomblé.
“O Afoxé Filhos de Gandhy mantém viva essa devoção, renovando forças e espalhando paz em cada passo”, destacou a página oficial do bloco em uma postagem nas redes sociais. O presidente do Gandhy, Gilsoney de Oliveira, reforçou o espírito da celebração: “Debaixo de chuva seguimos firmes, porque a chuva também é remédio, é bênção e é vida. Que essa energia de fé e ancestralidade nos fortaleça sempre”.
Entre os fiéis, histórias de fé e gratidão. “Tenho muita fé em São Lázaro, ele já me ajudou em muitas coisas, muitos pedidos”, contou a devota Cíntia dos Santos. Dona Bernadete Ferraz, que acompanha a romaria há anos, acendeu velas em agradecimento. “Tudo o que eu peço a São Lázaro, ele me atende. Eu venho na igreja toda segunda-feira e, no dia especial a ele, venho agradecer”, disse emocionada.
A celebração reafirma a força da religiosidade popular e o sincretismo que são parte da identidade cultural da Bahia.