Casa na Grécia se camufla na paisagem e impressiona com técnicas de construção sustentáveis

Casa na Grécia se camufla na paisagem e impressiona com técnicas de construção sustentáveis

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/Onus Architecture Studio

Publicado em 18/08/2025 às 17:44 / Leia em 2 minutos

Uma casa de 230 m² encravada em uma encosta com vista para o mar Egeu é a prova de que conforto e sustentabilidade podem coexistir de forma harmônica. Projetada pelo escritório Onus Architecture Studio, a casa, batizada de Horizon House, situada em Syros, na Grécia, foi construída sob a ótica do design regenerativo, no qual a arquitetura minimiza o impacto, restaurando e melhorando ativamente o meio ambiente. As informações são da Casa Vogue.

Segundo o escritório, a casa está inserida na topografia, o que minimiza sua pegada ecológica e contribui para a resiliência do entorno. Além disso, foram adotadas técnicas de construção de baixo impacto, com a adoção de materiais obtidos no local, como pedras escavadas para formar as paredes, além de madeira de demolição e texturas brutas para a ancoragem.

O cuidado com o meio ambiente não se limitou ao período de construção. A Horizon House foi projetada para ser autossuficiente. Telhados verdes atuam como sistemas vivos, absorvendo a água da chuva, reduzindo o calor e proporcionando habitats para a flora e a fauna nativas. O plantio estratégico de vegetação nativa não apenas estabiliza o solo, mas também reintroduz a biodiversidade.

O desenho arquitetônico permite a entrada de bastante luz solar no sul, enquanto o norte é mais fechado para proteger os moradores de ventanias. O uso de claraboias e grandes aberturas envidraçadas auxiliam na captação de luz natural e microturbinas eólicas completam o fornecimento de energia.

A água também é captada no local. Por meio de um telhado verde e de um sistema de tratamento, a água da chuva é coletada e reaproveitada para irrigar o paisagismo composto por espécies nativas, que demandam menos manutenção e favorecem a biodiversidade local.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia