Azul anuncia 580 voos extras para Salvador e Ilhéus durante o verão

Azul anuncia 580 voos extras para Salvador e Ilhéus durante o verão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Divulgação

Publicado em 18/08/2025 às 13:14 / Leia em 3 minutos

A malha aérea da Bahia ganhará reforço significativo durante o verão 2025/2026. Entre 13 de dezembro e 1º de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas vai operar 580 voos adicionais para Salvador e Ilhéus, o que representa 85 mil novos assentos disponíveis. A medida resulta de uma parceria entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e a companhia aérea e foi anunciada nesta segunda-feira (18), em Salvador.

Salvador concentrará a maior parte da expansão, com 432 voos extras. A oferta na capital subirá 22% em decolagens e 25% em assentos, somando 64,9 mil lugares adicionais. Além do reforço em voos já existentes, a cidade contará com novas ligações sazonais partindo de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG).

Em Ilhéus, a malha aérea terá 148 operações extras, o que representa crescimento de 56% nas decolagens e 62% na oferta de lugares. No total, serão 20,1 mil assentos a mais. O município passa a receber voos sazonais para Congonhas, além de operações adicionais para Confins (MG). As rotas regulares para Goiânia, Campinas, Salvador e Confins continuam mantidas.

Segundo a Azul, a expectativa é de ocupação acima de 85% nos voos de Ilhéus.

Turismo em expansão
A diretora da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, afirmou que a ampliação da malha aérea reflete a boa resposta do mercado.

“Esse fortalecimento do turismo aqui no Nordeste é o que a gente tem feito junto com o setor público e com o setor privado. A gente tem feito muita promoção turística e eu acho que tem sido muito efetiva. Não é à toa que, para esse ano, a gente cresceu 30% o número de passageiros embarcados aqui para o destino, o que tornou muito mais favorável a injeção de mais assentos para a próxima estação”.

A chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Mauricio Bacelar no evento, reforçou a importância da medida para o estado.

“São vários eixos trabalhados pela Secretaria de Turismo, o eixo da biossegurança, da qualificação e capacitação dos serviços turísticos, a infraestrutura que é relevante para o turismo do Estado e a promoção do destino e comercialização dos segmentos dos produtos e atrativos turísticos. Então, o incremento da malha aérea é fundamental e nós temos atuado com base nessa estratégia através desses eixos, sobretudo a promoção do turismo da Bahia. E não é à toa que nós estamos aí ocupando a liderança do turismo brasileiro por meio de diversas ações que têm fortalecido o turismo baiano”.

Impacto econômico
A expectativa do governo estadual é de que o aumento na conectividade aérea eleve a taxa de ocupação hoteleira, movimente o comércio, fortaleça a gastronomia e crie empregos temporários durante a alta temporada.

Enquanto Salvador atrai visitantes pela herança cultural e eventos tradicionais, Ilhéus aposta no apelo de suas praias e no imaginário literário associado a Jorge Amado. A nova ligação direta com Congonhas deve aproximar ainda mais o destino dos viajantes paulistas, enquanto Minas Gerais aparece como outro mercado estratégico para a região.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia