A primeira edição do Viver Salvador ocupa ao longo deste domingo (17) o bairro do Comércio, levando lazer, cultura, entretenimento, atividades esportivas e brincadeiras infantis.
Para esta primeira edição, o trecho entre o Mercado Modelo e o Terminal Náutico foi fechado. Ao longo de todo o dia, até as 17h, a região recebe apresentações musicais de estilos como hip hop, samba e de DJs; brincadeiras infantis, cama elástica e jogos em geral; feiras gastronômica e de economia criativa; rodas de capoeira; e atividades esportivas de jiu-jitsu, stand-up paddle, vela e canoagem.
O projeto vai percorrer outras localidades da capital baiana a cada 15 dias, incentivando a população a aproveitar a cidade ao lado de familiares e amigos.
Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Secult, explicou que o objetivo do Viver Salvador é estimular a experiência afetiva do soteropolitano com a sua cidade. “A nossa expectativa é de que, cada vez mais, esse projeto vá tomando corpo e vá circulando nos bairros. O nome dele já fala: ‘venha Viver Salvador’. É um chamado para a cidade aproveitar, para que as pessoas se integrem na cultura, na arte, no lazer, no esporte. Para que as crianças saiam das telas e para que os pais tenham um momento de convivência familiar com elas. Queremos mostrar que essa cidade é linda e tem um povo amoroso”, disse.
A região também recebeu uma demonstração de jiu-jítsu, promovida pelo projeto social Boa Luta. Cerca de 60 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos participaram de um mini-torneio onde apresentaram os principais golpes da arte marcial, com o objetivo de divulgá-la para as famílias. O projeto é desenvolvido pela academia Nordeste, da Boca do Rio, comandada por Yuri Carlton, um dos principais nomes do Jiu-Jitsu e do MMA brasileiro.
A programação do Viver Salvador segue até a noite deste domingo. Na Avenida da França, o Palco do Hip Hop reunirá artistas da cena local e encerrará o dia com a Batalha de Rima do 3º Round, projeto que vem fortalecendo o movimento na cidade. Resgatando a tradição do bairro, o Beco do Samba, na Rua da Grécia, terá apresentações do tradicional estilo musical. Já o Palco Viver Salvador, no fundo do Mercado Modelo, recebe DJs. Já os shows de Ara Ketu e Mu Friends foram cancelados por questões técnicas.