Salvador recebe Festival Baiano de Cafés com mais de 50 expositores

Salvador recebe Festival Baiano de Cafés com mais de 50 expositores

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Marina Silva/CORREIO

Publicado em 17/08/2025 às 22:46 / Leia em 2 minutos

Produtores de café de diversas regiões da Bahia marcaram presença na terceira edição do Festival Baiano de Cafés, realizada neste final de semana no Trapiche Barnabé, em Salvador. O evento reuniu cerca de 50 expositores, entre produtores, torrefações e cafeterias, além de oferecer ao público palestras e workshops sobre o universo dos cafés especiais.

“Somos uma região produtora especial, premiada, com cafés incríveis. Aqui, celebramos toda a cadeia do café no nosso estado”, afirmou Brenda Matos, idealizadora do festival.

Entre os destaques estiveram cafés da Chapada Diamantina, com representantes de cidades como Piatã, Ibicoara e Rio de Contas. Aron Miranda, da produtora Semente do Sincorá, compartilhou sua trajetória no ramo, destacando o foco na agricultura familiar e a ausência de agrotóxicos na produção.

O Planalto da Conquista também esteve representado. Os irmãos Rita e Marcos Meira, da Murã Café, de Vitória da Conquista, participaram pela primeira vez do festival. “Estar aqui é fundamental, porque significa que estamos entre os melhores da Bahia”, disse Marcos, que destacou o potencial de networking do evento.

Já o oeste baiano foi representado por Olegário Macedo, da Stefano’s Cafés Especiais, que apresentou o “Café do Oeste Baiano”, produzido em São Desidério. “É um café mais intenso, que marca o paladar. Queremos mostrar a força da nossa região, que já possui indicação geográfica”, afirmou.

Além da exposição de produtos, o festival reforçou o crescimento da cafeicultura baiana e a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva, promovendo negócios, visibilidade e intercâmbio de experiências.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia