Neste domingo (17), o bairro do Comércio foi palco da primeira edição do programa Viver Salvador, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Das 8h às 17h, o trecho entre o Mercado Modelo e o Terminal Náutico foi fechado para receber atividades variadas, como apresentações musicais, brincadeiras infantis, esportes e feiras gastronômica e de economia criativa.
O evento incentivou a população a aproveitar os espaços públicos da cidade em família, com atrações que incluíram rodas de capoeira, jiu-jitsu, stand-up paddle, vela e canoagem, além de shows de hip hop, samba e DJs.
Apesar da chuva na manhã, a programação infantil ocorreu no Doca 1 com shows de Marcela Jardim e FitDance Kids, pintura facial, contação de histórias e visita a uma réplica de 15 metros da baleia jubarte.
O projeto social Boa Luta promoveu uma demonstração de jiu-jitsu, envolvendo cerca de 60 crianças e adolescentes, com o objetivo de divulgar a modalidade e incentivar a prática esportiva entre jovens de comunidades carentes.
A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, destacou que o Viver Salvador buscou criar uma experiência afetiva do soteropolitano com a cidade, incentivando o convívio cultural e familiar.
A programação cultural também incluiu apresentações de samba no Beco do Samba, batalhas de rima no Palco Hip Hop e DJs no Fundo do Mercado Modelo. Os shows de Ara Ketu e Mu Friends foram cancelados por questões técnicas.
O Viver Salvador integrou a estratégia da Prefeitura para revitalizar o Comércio, que recebeu investimentos recentes como a reforma do Mercado Modelo, a Cidade da Música e o Doca 1, consolidando o bairro como um polo criativo e turístico.
Veja fotos: