O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou, nesta sexta-feira (15), das comemorações pelos 25 anos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado. Fundada em 2000, a entidade é referência nacional na representação do setor e no fortalecimento da cadeia produtiva da cotonicultura baiana.
Durante o evento, foram celebradas as conquistas da associação, que atua desde a pesquisa científica até a comercialização da fibra, promovendo também o cumprimento da legislação ambiental e trabalhista no campo.
“A Bahia é hoje a segunda maior produtora de algodão do país. Esse é um setor que movimenta a economia, gera empregos e projeta o nosso estado no cenário internacional com uma produção de alta qualidade”, destacou o governador. Jerônimo também reafirmou o compromisso do governo em apoiar o desenvolvimento do agronegócio no estado.
A presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, reforçou a importância da colaboração entre o setor produtivo e o poder público. “O diálogo aberto e a boa relação com o governo são essenciais para avançarmos em políticas públicas, infraestrutura e ações de fomento”, afirmou.
A produção baiana de algodão, concentrada nas regiões Oeste e Sudoeste, deve alcançar entre 1,78 e 1,95 milhão de toneladas em 2025, cultivadas em uma área de até 408 mil hectares, segundo estimativas da Conab. A qualidade da pluma baiana tem reconhecimento internacional e destaca o estado como um dos líderes da cotonicultura no Brasil.