Bolsonaro deixa hospital após exames e retorna para prisão domiciliar; ex-presidente foi diagnosticado com duas infecções

Bolsonaro deixa hospital após exames e retorna para prisão domiciliar; ex-presidente foi diagnosticado com duas infecções

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Publicado em 16/08/2025 às 14:13 / Leia em 2 minutos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Hospital DF Star, em Brasília, no início da tarde deste sábado (16), após passar mais de quatro horas realizando uma bateria de exames médicos. Foi a primeira vez que Bolsonaro deixou sua residência desde que passou a cumprir prisão domiciliar, em 4 de agosto.

Ele saiu de casa, no Condomínio Solar de Brasília, por volta das 8h30, com monitoramento eletrônico no tornozelo e autorização do ministro Alexandre de Moraes. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) acompanhou todo o deslocamento para garantir que não houvesse descumprimento das medidas cautelares.

Segundo os médicos, os procedimentos foram necessários para acompanhar o tratamento medicamentoso em curso e reavaliar sintomas como refluxo e soluços persistentes, além de verificar as condições gerais de saúde do ex-presidente, que se agravaram três dias após sua prisão.

De acordo com o hospital, os exames realizados por Bolsonaro foram coleta de sangue para exames bioquímicos; coleta de urina; endoscopia digestiva alta (CID 10 K20); tomografias computadorizadas de tórax, abdome, e pelve; ecocardiograma transtorácico; ultrassonografia doppler de carótidas; e ultrassonografia de próstata e vias urinárias.

De acordo com o boletim médico divulgado à tarde, o ex-presidente foi diagnosticado com duas infecções pulmonares recentes e quadros de esofagite e gastrite. Ainda segundo o documento, as duas infecções estão “possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”. A equipe médica informou ainda que a endoscopia mostrou “persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensas, porém com necessidade de tratamento medicamentoso contínuo”.

Após a alta hospitalar, Bolsonaro retornou à residência, onde segue cumprindo prisão domiciliar. O atestado de comparecimento deve ser apresentado à Justiça em até 48 horas, conforme determinação nos autos da ação penal.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia