A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, publicou, nesta sexta-feira (15), um vídeo às margens do Rio Subaé, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, para reforçar a importância de recuperar o curso d’água, que segue poluído.
A parada ocorreu a caminho de Cachoeira, onde ela participa da festa de Nossa Senhora da Boa Morte, realizada de 13 a 17 de agosto.
No registro, Janja relembrou a ligação afetiva com a cidade por meio de figuras como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Dona Canô, e citou a canção “Purificar o Subaé”, lançada nos anos 1980 por Caetano, Bethânia e Gilberto Gil.
“Me dá uma tristeza de ver que, depois de quase quatro décadas que essa música foi lançada, o Rio Subaé continua assim. Se naquela época já precisava recuperar o rio, imagina agora”, disse.
A primeira-dama destacou a necessidade de ações urgentes, especialmente em um ano em que o Brasil sediará a COP30, em Belém.
Ela também lembrou que rios como o Subaé são fonte de sustento para famílias, citando as marisqueiras que conheceu em Pernambuco e Alagoas. “A gente precisa repensar o mundo que vai deixar para as futuras gerações. Certamente não é um rio assim. Purificar o Subaé, ainda em tempo”, afirmou.
Na legenda da publicação, Janja reforçou que o rio segue em “estado lamentável” e destacou os versos da canção, “Matando os mariscos, os peixes do rio. Enchendo meu canto de raiva e de pena”, defendendo a preservação dos recursos hídricos como tema prioritário.
— Midia Only (@midiaonly) August 15, 2025