A série infantil “Comer, Beber e Aprender”, que une os formatos de live action, animação e documentário, ganha sua première nesta sexta-feira (15), no 53° Festival de Cinema de Gramado. Criada por Rogério Rodrigues, Rose França e Hewelin Fernandes, a obra é ambientada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, e estreia no Canal Futura no próximo dia 22 de agosto.
Na trama, o público acompanha a história de Helena (Helenna Fernandes), uma menina curiosa que percorre o Vale do Capão visitando famílias e aprendendo saborosas receitas. Com a ajuda de Estrela e Gravatinha (Duda Menegheti), ela monta um caderno de receitas que revela, através da comida, a rica cultura de sua terra.
“A seleção dos pratos foi muito afetiva. Nosso ponto de partida foi na busca de receitas que tivessem significado para cada família apresentada”, explica Rogério Rodrigues. “A partir disso, buscamos montar uma diversidade que representasse a força da culinária brasileira, misturada a traços de outras culturas que a região abriga com tanta naturalidade”, conclui o diretor.
Na tela, a protagonista interage com duas personagens feitas em computação gráfica. “A proposta era visitar famílias e receitas reais, e ao mesmo tempo criar um universo mágico, onde a personagem pudesse viver seus conflitos, imaginar e brincar”, explica Rose França.