A renomada cineasta indígena Graciela Guarani, reconhecida internacionalmente por sua trajetória que une arte, ancestralidade e engajamento político, vai desembarcar em Salvador por um motivo especial. Integrando a programação do projeto Circuito Filmes que Voam!, ela comandará uma oficina gratuita de direção cinematográfica para o público da capital baiana. A iniciativa acontece no próximo dia 26 de agosto, a partir das 14h, no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai.
A atividade promovida pela produtora e distribuidora Borboletas Filmes tem como objetivo apresentar conceitos, princípios e diretrizes básicas da direção geral para cinema, explorando as etapas criativas e técnicas da realização audiovisual. O conteúdo inclui desde a atuação da direção na tomada de decisões artísticas e definição da linguagem cinematográfica, até a gestão de equipe e o diálogo entre as áreas criativas de uma produção.
Sobre Graciela Guarani
Ao longo da sua trajetória, Graciela Guarani dirigiu, roteirizou e fotografou mais de 10 obras audiovisuais, entre elas o longa documental internacionalmente premiado “My Blood is Red” (2019), o especial “Falas da Terra” (2021) e “Histórias Impossíveis” (2023) da Rede Globo, além da segunda temporada da série “Cidade Invisível” (Netflix, 2023).
Na ficção, assinou a co-direção e direção da segunda temporada da série “Cidade Invisível” (Netflix, 2023) e é roteirista e diretora na série “Histórias Impossíveis” (TV Globo, 2023). Também é uma das diretoras criativas do projeto de games e animação “Entre as Estrelas” (Split), além de integrar a rede Katahirine, formada por mulheres indígenas cineastas. Sua atuação artística se estende para as artes visuais, com a obra fotográfica “Xe Ñe’e” e a co-produção audiovisual expositiva “Hibrida”, em cartaz na galeria Claudia Andujar, no Instituto Inhotim.