A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista oficial dos 16 longas-metragens habilitados a concorrer à vaga de representante do Brasil no Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional.
No próximo dia 8 de setembro, a relação será reduzida a apenas seis finalistas. Já o anúncio do filme escolhido para representar o país está marcado para 15 de setembro.
Confira os 16 filmes habilitados:
A Melhor Mãe do Mundo – Anna Muylaert
A Praia do Fim do Mundo – Petrus Cariry
Baby – Marcelo Caetano
Homem com H – Esmir Filho
Kasa Branca – Luciano Vidigal
Malu – Pedro Freire
Manas – Marianna Brennand
Milton Bituca Nascimento – Flavia Moraes
O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho
O Filho de Mil Homens – Daniel Rezende
O Último Azul – Gabriel Mascaro
Oeste Outra Vez – Erico Rassi
Os Enforcados – Fernando Coimbra
Retrato de Um Certo Oriente – Marcelo Gomes
Um Lobo Entre os Cisnes – Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Vitória – Andrucha Waddington
Entre os selecionados, três produções já acumulam prêmios importantes em festivais internacionais, reforçando a competitividade do Brasil na corrida por uma indicação à estatueta.
“A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, foi destaque em eventos como o Festival de Guadalajara, onde venceu prêmios de Melhor Roteiro, Fotografia e Atuação; no Festival de Cinema de Jerusalém, com o Prêmio “Spirit of Freedom”; e no CinéLatino Toulouse, onde levou três troféus, incluindo o do público.
Já “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, brilhou no Festival de Cannes 2025, conquistando Melhor Diretor, Melhor Ator para Wagner Moura, além do Prêmio FIPRESCI da crítica internacional e do Prix des Cinémas d’Art et Essai.
Outro nome reconhecido é o de Petrus Cariry, diretor de “A Praia do Fim do Mundo”, vencedor de Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Zabaikalsky, na Rússia, e com passagens premiadas por festivais brasileiros como o Cine Ceará e o Festival do Rio.