FLIAFRO reúne autores premiados e celebra protagonismo negro na literatura baiana em primeira edição

FLIAFRO reúne autores premiados e celebra protagonismo negro na literatura baiana em primeira edição

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 14/08/2025 às 12:18 / Leia em 2 minutos

Com expectativa de receber mil pessoas por dia, a I Festa Literária Afrocentrada de Paulo Afonso (FLIAFRO) acontece de 25 a 27 de agosto, no Colégio Estadual Paulo Freire, reunindo escritores, artistas, educadores e estudantes do Território de Itaparica. O evento, com entrada gratuita, tem curadoria do professor da UNEB Marielson Carvalho e patrocínio do Governo da Bahia.

A programação inclui mesas de debates, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e shows de Márcia Short, Xandra Diáfana e da banda Melaninaemsi. Destaques incluem discussões sobre literatura afro-brasileira, afroturismo, educação antirracista e homenagens a figuras históricas como Lélia Gonzalez, Lima Barreto e Zumbi dos Palmares.

Entre os convidados estão nomes como Aldri Anunciação (Prêmio Jabuti), Marcos Cajé, Fábio Kabral (foto maior), Anderson Shon (foto menor), Mariana Madelinn e Jorge Augusto (Jabuti Acadêmico 2025). O evento contará ainda com teatro de bonecos, feira de editoras baianas, artesanato e espaço para agricultura familiar.

Para viabilizar a participação estudantil, haverá transporte gratuito para escolas públicas da região. A FLIAFRO também adotará medidas de acessibilidade, com intérpretes de Libras, materiais em Braille e rampas de acesso. A organização incentiva a doação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome.

“Queremos valorizar autores negros, inspirar jovens talentos e fortalecer a identidade cultural”, afirma o curador Marielson Carvalho.

A programação detalhada pode ser conferida no Instagram @fliafro_ba.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia