O estúdio britânico Aardman Animations, responsável por clássicos da animação em stop motion como Shaun, o Carneiro, Wallace & Gromit e A Fuga das Galinhas, acaba de conquistar dois novos títulos no Guinness World Records. O anúncio foi feito nesta semana no site oficial da produtora.
A empresa se tornou o “estúdio de cinema stop-motion de maior bilheteria do mundo”, acumulando US$ 756,5 milhões (cerca de R$ 4 bilhões) em arrecadação global. O segundo título é o de “maior número de longas-metragens feitos com massinha por um único estúdio”, com oito produções no currículo, incluindo:
-
A Fuga das Galinhas (2000)
-
Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005)
-
Piratas Pirados! (2012)
-
Shaun, O Carneiro (2015)
-
O Homem das Cavernas (2018)
-
Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca (2019)
-
A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets (2023)
-
Wallace & Gromit: Avengança (2024)
Além desses novos feitos, a Aardman já detém outros recordes, como o de “maior set de filmagem de animação stop-motion” e de “maior quantidade de massinha utilizada em um longa”, marca alcançada por Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, que empregou cerca de 2,8 toneladas do material.
O diretor executivo da Aardman, Sean Clarke, comemorou:
“Esses dois novos títulos dão continuidade ao incrível legado do nosso estúdio, onde continuamos a inovar para contar histórias únicas, baseadas em personagens fortes, comédia e arte.”
Craig Glenday, editor-chefe do Guinness, elogiou o estúdio: “Na era digital, é impressionante ver a Aardman continuar expandindo os limites da animação artesanal, literalmente remodelando a história do cinema quadro a quadro.”
Os novos recordes farão parte da edição de 2026 do Guinness World Records, que será lançada em agosto deste ano.