Vídeo de Felca sobre exploração infantil motiva 32 projetos de Lei na Câmara

Vídeo de Felca sobre exploração infantil motiva 32 projetos de Lei na Câmara

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Unsplash

Publicado em 13/08/2025 às 17:49 / Leia em 2 minutos

A recente denúncia do influenciador Felca sobre o uso indevido de imagens de crianças e adolescentes motivou a apresentação de 32 projetos de lei na Câmara dos Deputados voltados à prevenção e ao combate à exposição sexualizada, adultização e outros crimes contra menores na internet.

As propostas foram registradas entre segunda-feira (11) e a manhã desta terça-feira (13).

O caso ganhou repercussão após Felca publicar, na última quarta-feira (6), um vídeo de 50 minutos mostrando exemplos de crianças e adolescentes sendo exploradas digitalmente, em conteúdos que envolvem pouca roupa, danças sensuais e referências sexuais, com objetivo de monetização pelos responsáveis pelos canais.

Diante da repercussão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que os projetos terão prioridade na pauta de votações.

“Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto”, destacou.

Entre as iniciativas estão propostas que limitam a monetização de conteúdos digitais com participação de menores, regulam a atuação artística de crianças e adolescentes em ambientes online, criminalizam a adultização digital e estabelecem responsabilidades para pais, responsáveis e plataformas digitais. Também estão previstas medidas como exigência de alvará judicial, proteção contratual, controle parental, canais de denúncia e transparência sobre algoritmos que impactam conteúdos infantis.

A expectativa é que a Câmara analise rapidamente os projetos, dada a urgência do tema e o apelo social em torno da proteção da infância e da adolescência no ambiente digital.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia