Legado de Lina Bo Bardi inspira coleção de joias assinada por Paola Vilas

Legado de Lina Bo Bardi inspira coleção de joias assinada por Paola Vilas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Divulgação

Publicado em 13/08/2025 às 12:54 / Leia em 2 minutos

O legado da arquiteta Lina Bo Bardi, autora de projetos icônicos em Salvador, será celebrado de forma especial através da joalheria. Assinada pela designer Paola Vilas, a coleção, que reinterpreta obras clássicas da artista, será lançada em 16 de setembro, em parceria com o Instituto Bardi.

A linha reúne 12 criações em ouro 18K, prata e pedras preciosas, inspiradas em trabalhos marcantes como o MASP, a Casa de Vidro e a Cadeira Bowl. As peças foram transformadas em verdadeiras esculturas vestíveis, que dialogam com a força estética de Lina.

“Esta é, sem dúvida, a coleção mais especial que já desenvolvemos. É minha forma de levar adiante o legado de uma mulher que é referência no Brasil e no mundo”, disse Paola à revista Forbes Brasil.

Um dos destaques da coleção é a obra cavalete de vidro, símbolo do MASP, que foi reinterpretado em cristal, pedras preciosas e ouro 18K. Já a icônica Cadeira Bowl serviu de inspiração para um anel ousado, no qual uma gema lapidada apoia delicadamente uma escultura de pernas cruzadas em ouro.

Em Salvador, Lina Bo Bardi deixou marcas profundas, sempre combinando a arquitetura moderna com elementos da cultura local. Entre suas obras mais conhecidas na capital baiana estão o Museu de Arte Moderna (MAM), a Casa do Benin, o Teatro Gregório de Mattos e a Casa Coaty, na Ladeira da Misericórdia, um dos espaços mais emblemáticos de sua produção na cidade.

Foto: Paola Vilas / Divulgação

Foto: Paola Vilas / Divulgação

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia