Lázaro Ramos e Taís Araujo recebem Graça Mandela, importante ativista dos direitos humanos moçambicana

Lázaro Ramos e Taís Araujo recebem Graça Mandela, importante ativista dos direitos humanos moçambicana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 13/08/2025 às 16:13 / Leia em 2 minutos

O ator, diretor e escritor baiano Lázaro Ramos e a atriz Taís Araujo receberam, nesta terça-feira (12), a ilustre visita de Graça Simbine Machel Mandela, renomada política e educadora moçambicana. Importante liderança mundial, ela é amplamente reconhecida por seu trabalho em prol dos direitos das mulheres e das crianças e por sua forte atuação em diversas instituições com foco na igualdade, desenvolvimento sustentável e justiça social.

Em 2010, a ativista fundou a Graça Machel Trust, com a missão de empoderar mulheres e meninas e promover o desenvolvimento sustentável na África. Além disso, é uma das figuras centrais do The Elders, grupo internacional de líderes respeitados que trabalham juntos para promover a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.

“Tivemos a honra de receber em casa Graça Simbine Machel Mandela, uma das maiores ativistas do mundo pela dignidade, pela educação e pelos direitos das crianças em países em conflito. Conversamos sobre sua trajetória, das barreiras para acessar o ensino básico, à universidade, à luta pela libertação de Moçambique, passando pelo seu trabalho como Ministra da Educação e Cultura, reconhecida pela ONU. Todo esse percurso e prestígio me fizeram pensar sobre como é frequente o apagamento do protagonismo feminino: tentam reduzir sua história ao fato de ter sido primeira-dama de dois países africanos (Moçambique e África do Sul), ao lado de Samora Machel e depois de Nelson Mandela, quando, na verdade, sua vida e luta vão muito além disso. Hoje, integrando o The Elders e liderando uma organização que apoia mulheres empreendedoras no continente africano, Graça segue incansável na sua missão de transformar vidas”, declarou Taís, ao compartilhar registros do encontro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia