O ator, diretor e escritor baiano Lázaro Ramos e a atriz Taís Araujo receberam, nesta terça-feira (12), a ilustre visita de Graça Simbine Machel Mandela, renomada política e educadora moçambicana. Importante liderança mundial, ela é amplamente reconhecida por seu trabalho em prol dos direitos das mulheres e das crianças e por sua forte atuação em diversas instituições com foco na igualdade, desenvolvimento sustentável e justiça social.
Em 2010, a ativista fundou a Graça Machel Trust, com a missão de empoderar mulheres e meninas e promover o desenvolvimento sustentável na África. Além disso, é uma das figuras centrais do The Elders, grupo internacional de líderes respeitados que trabalham juntos para promover a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.
“Tivemos a honra de receber em casa Graça Simbine Machel Mandela, uma das maiores ativistas do mundo pela dignidade, pela educação e pelos direitos das crianças em países em conflito. Conversamos sobre sua trajetória, das barreiras para acessar o ensino básico, à universidade, à luta pela libertação de Moçambique, passando pelo seu trabalho como Ministra da Educação e Cultura, reconhecida pela ONU. Todo esse percurso e prestígio me fizeram pensar sobre como é frequente o apagamento do protagonismo feminino: tentam reduzir sua história ao fato de ter sido primeira-dama de dois países africanos (Moçambique e África do Sul), ao lado de Samora Machel e depois de Nelson Mandela, quando, na verdade, sua vida e luta vão muito além disso. Hoje, integrando o The Elders e liderando uma organização que apoia mulheres empreendedoras no continente africano, Graça segue incansável na sua missão de transformar vidas”, declarou Taís, ao compartilhar registros do encontro.