Estudantes brasileiros representam o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Índia

Estudantes brasileiros representam o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Índia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 13/08/2025 às 13:06 / Leia em 2 minutos

Cinco estudantes do ensino médio estão representando o Brasil na 18ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que acontece até o dia 21 de agosto, em Mumbai, na Índia. A competição reúne jovens talentos de cerca de 60 países.

A equipe brasileira é formada por Franklin da Silva (Recife), Francisco Carluccio (Campinas), Giovanna Karolinna Ribeiro (São Paulo), Luca Pieroni (Valinhos) e Lucas Amaral (Itapetininga, Bahia), além dos professores Júlio César e Eduardo Henrique Camargo, que acompanham os estudantes.

Entre os destaques está o baiano Lucas Amaral, de 17 anos, que iniciou seu interesse pela astronomia ainda no 8º ano, motivado por filmes de ficção científica. Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), ele conta que começou com um interesse “meio infantil”, mas que virou uma dedicação séria. “Mesmo que eu não consiga uma medalha, vou ficar feliz de estar lá. É uma troca cultural e de experiências muito grande”, afirmou.

Giovanna Ribeiro, de 18 anos, também participa da competição com orgulho e entusiasmo. Apaixonada por ciência desde criança, a estudante diz que unir seu antigo interesse com a paixão pela física no ensino médio foi como “um casamento”. “É uma sensação de gratidão, pressão e orgulho, tudo misturado”, completou.

A IOAA é uma das mais prestigiadas competições científicas voltadas para alunos do ensino médio e busca incentivar o interesse pela astronomia e astrofísica no mundo todo.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia