Baiano de Itamaraju, o atleta Matheus Vidal desembarca na China nesta quinta-feira (14), para o maior desafio de sua vida esportiva: em uma altura de 300 de altura, ele irá percorrer uma distância de 1,5 km no Campeonato Internacional da China de Highline, que será realizado entre os dias 16 e 20 de agosto, no Distrito de Changjiajie. Este é o terceiro ano consecutivo que Vidal participa da competição, indo em busca do terceiro título consecutivo de campeão na China.
No início de julho, na cidade de Ribervile, na França, o baiano conquistou a medalha de prata no terceiro e último mundial de highline de 2025, perdendo por apenas 40 milésimos de segundo para seu principal adversário, o alemão Sascha Grill. Vidal conquistou o primeiro lugar no mundial, na Bélgica, em junho, mas o alemão levou a melhor na prova realizada em Paris, em julho.
Para Vidal, o campeonato internacional da China tem um gostinho especial, pois buscará manter sua invencibilidade na terceira prova chinesa. “Estou pronto pra ir buscar esse título, porque as ladeiras de Itamaraju me prepararam para o mundo”, brincou o Mago do Equilíbrio, como também é conhecido.
Recorde – Em 2025, Matheus bateu o recorde de maior highline das Américas, competindo com os olhos vendados. A aventura foi em Itatim, na Bahia, onde Vidal reuniu 25 atletas, riggers e filmagem para registrar esse feito que inclusive vai virar um filme documentário.
Recorde anterior era de 1.220 metros, feito por ele mesmo em Andrada, Minas Gerais. “Eu já tava há muito tempo querendo trazer esses feitos para o meu estado, para o Nordeste, para o Brasil”, afirma.