O poeta e agitador cultural Waly Salomão, que já escreveu para artistas como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e mais, terá o seu legado homenageado com o show “Balada de um Vagabundo – A Música de Waly Salomão”, das cantoras baiana Sylvia Patricia e Jussara Oliveira. A apresentação acontece no dia 3 de outubro, às 20h, no CineTeatro 2 de Julho, em Salvador. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.
Além de grandes sucessos como Vapor Barato, Mel, Memória da Pele, Assaltaram a Gramática, Motivos Reais Banais e Dono do Pedaço, o espetáculo traz projeções com imagens raras, vídeos e trechos de falas de Waly, editadas com curadoria de Omar Salomão, filho do poeta. A direção musical é de Alex Mesquita (guitarra, violão e vocais), com Fernando Macuna na percussão e Alexandre Vieira no baixo.
A homenagem tem também um lado afetivo. No fim dos anos 1970, as jovens Sylvia e Jussara foram apresentadas a Waly em Jequié, terra natal do poeta, por meio do sobrinho dele, Antônio Salomão. “O que me move é compartilhar a poesia total de Waly”, afirma Jussara. “Ele era vanguarda pura, e cada dia mais atual”, completa Sylvia.