Com direção do cineasta e ator baiano Antonio Pitanga e roteiro da autora baiana Manuela Dias, o filme “Malês” chega aos cinemas de todo o Brasil no próximo dia 2 de outubro. No elenco, estão nomes como Rocco e Camila Pitanga, além do próprio Antonio, que interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes da rebelião que incentivava a participação de pessoas diferentes etnias e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão.
“Eu precisava fazer essa história. É a minha contribuição à vida artística, à cultura, à minha cidadania. Havia uma necessidade muito grande de não trazer a raiva e o ódio e sim jogar luz sobre a própria história que o Brasil não conta”, revela Antonio. Ele acrescenta ainda que houve também a preocupação de fugir do estereótipo do escravizado enquanto vítima passiva e de criar espaço para que os personagens revelem suas individualidades: seus sonhos, suas tristezas, seus amores.
Inspirada no livro Rebelião Escrava no Brasil, do historiador João José dos Reis, “Malês” trata sobre a mais importante rebelião urbana de escravizados do Brasil e exigiu uma intensa preparação da equipe, incluindo aulas de árabe, já que há diversas cenas em que o idioma é usado. Descendente de negros escravizados, Antônio Pitanga conta que um dos principais desafios foi mediar os sentimentos e reduzir as cenas de violência explícita.