A esmeralda de 92,5 kg encontrada na Serra da Carnaíba, entre Pindobaçu e Campo Formoso, no norte da Bahia, não recebeu lances no leilão realizado na última sexta-feira (8). Avaliada em R$ 100 milhões, a pedra, apelidada de “Pequena Notável”, segue sem destino definido.
Segundo a empresa Bid Leilão, responsável pela venda, o proprietário chegou a receber propostas fora do pregão, mas todas abaixo do valor mínimo estipulado. Ele agora avalia se aceita vender por um valor inferior, se realiza um novo leilão ou se mantém a rocha para negociação futura.
A “Pequena Notável” é uma canga de esmeralda, composta por abundantes cristais hexagonais, em grande parte preservados. Mede 68 cm x 43 cm x 40 cm e permanece em estado bruto, sem lapidação, procedimento que transforma a pedra em joias como anéis e colares. O nome é uma referência à cantora Carmen Miranda, que tinha o mesmo apelido devido à baixa estatura, mas marcava presença por seu carisma e talento.
O atual dono, um empresário carioca do setor de metalurgia e colecionador de ativos minerais, adquiriu a pedra em agosto de 2024. Quase um ano depois, decidiu levá-la a leilão.