Salvador com clima de Antártida? Um pinguim foi flagrado nadando nas águas do Rio Vermelho, um dos bairros mais tradicionais da capital baiana, no último domingo (10). O momento inusitado foi registrado por um mergulhador, que se divertiu com a cena: “Não precisa ir para o Polo Norte para ver um pinguim”, brincou ele no vídeo.
O animal aparece nadando sozinho e aparentemente exausto. Segundo especialistas, a suspeita é de que o pinguim tenha se perdido do grupo e desviado da rota migratória. Embora casos assim sejam mais comuns nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, os registros na Bahia têm aumentado nos últimos anos.
De acordo com a médica veterinária Larissa Pavanelli, do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), só em 2025 já foram registrados 27 acionamentos de encalhe de pinguins, entre vivos e mortos, do extremo sul ao extremo norte do estado.
Apesar da aparência fofa, é importante que o animal seja resgatado e avaliado por profissionais. “Precisamos que eles venham para a areia. Estão cansados. No vídeo, por exemplo, vemos que ele está boiando, sem forças. O ideal é o resgate em terra, porque no mar é mais difícil — são muito ágeis”, explicou Larissa.
O IMA orienta que, ao avistar um pinguim em situação de risco, a população entre em contato com órgãos ambientais ou com o próprio instituto, evitando o contato direto com a ave.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram