Primeira edição da Bienal do Lixo em Salvador ocupa Farol da Barra com programação gratuita

Primeira edição da Bienal do Lixo em Salvador ocupa Farol da Barra com programação gratuita

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Publicado em 11/08/2025 às 09:53 / Leia em 3 minutos

Após o sucesso em São Paulo, que atraiu mais de 13 mil visitantes em cinco dias no Parque Villa-Lobos, a Bienal do Lixo 2025 desembarca pela primeira vez em Salvador (BA), entre 4 e 7 de setembro, das 10h às 19h, ocupando um dos cenários mais emblemáticos da capital baiana: o Farol da Barra, recentemente eleito o segundo ponto turístico mais fotografado do Brasil.

Reconhecida como um dos maiores projetos culturais e socioambientais do país, a Bienal propõe uma imersão no universo da sustentabilidade, da arte e do consumo consciente, com programação totalmente gratuita que inclui exposições, mostras de cinema, painéis de diálogo, oficinas criativas e desfile de moda sustentável.

Com curadoria e produção das agências La Mela e Usina, o evento é incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e patrocínio de marcas comprometidas com práticas sustentáveis.

“Nosso objetivo é provocar uma reflexão sobre os impactos do consumo e o papel de cada pessoa na transformação de resíduos em soluções. O que chamamos de lixo pode ser reinventado em arte, educação e consciência ambiental”, destaca Rita Reis, diretora executiva da Bienal do Lixo.

A estreia soteropolitana ocupará uma área de 3.000 m², com destaque para um domo de 175 m² onde serão expostas obras de oito artistas que transformam resíduos em arte. Papelão, plásticos, eletrônicos descartados e outros materiais ganham nova vida nas criações, evidenciando o poder transformador da arte sustentável.

A Mostra de Cinema da Bienal exibirá curtas, documentários e animações que abordam questões ambientais, sociais e culturais relacionadas ao descarte e reaproveitamento de resíduos. Já os Painéis de Diálogos reunirão especialistas para discutir temas como os 15 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os caminhos para a economia circular e as expectativas para a COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA).

“Queremos reforçar a ideia de que não produzimos lixo, mas resíduos que podem e devem ser reaproveitados. Na Bienal, eles são protagonistas, ganham valor artístico e geram impacto social”, afirma Mário Farias, idealizador e diretor da Bienal do Lixo, cuja primeira edição contará ainda com a participação da ONG queniana Ocean Sole, que apresentará esculturas feitas com chinelos reciclados retirados de praias e oceanos.

“Trazer a Ocean Sole para o Brasil reforça nosso compromisso de inspirar novas possibilidades de impacto positivo por meio da arte e da inovação”, completa Rita Reis, destacando ainda que o público poderá participar de oficinas criativas e acompanhar a Miniusina de Transformação, que mostrará, ao vivo, como tampinhas plásticas podem se tornar chaveiros, porta-copos e outros objetos úteis.

A entrada será gratuita, mediante inscrição via Sympla (em breve). Mais informações: www.bienaldolixo.com.br.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia