O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, no sábado (9), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um diálogo de cerca de 40 minutos. Na ligação, Putin compartilhou detalhes de suas tratativas com os Estados Unidos e dos esforços recentes para promover a paz entre Rússia e Ucrânia.
O líder russo agradeceu o empenho do Brasil no tema e destacou a importância do país nas iniciativas de mediação. Lula reafirmou que o governo brasileiro mantém a defesa do diálogo e de uma solução pacífica para o conflito, reiterando a disposição de colaborar, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, criado por iniciativa conjunta de Brasil e China.
Além da questão ucraniana, Lula e Putin discutiram o cenário político e econômico global e a cooperação entre os países no BRICS. O presidente russo elogiou o Brasil pelo resultado da Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
No campo bilateral, os chefes de Estado reforçaram a intenção de realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, fórum que trata de parcerias estratégicas em diversas áreas.