A AOL, uma das pioneiras da internet nos anos 1990, anunciou que irá encerrar seu serviço de internet discada no dia 30 de setembro de 2025, após mais de três décadas de funcionamento.
A empresa, que ajudou a popularizar o acesso à internet nos Estados Unidos com seus famosos CDs de teste gratuito e o clássico alerta “You’ve Got Mail”, publicou um aviso em seu site informando que está descontinuando o serviço por considerar que “regularmente avalia seus produtos” e que a decisão foi tomada diante da evolução tecnológica.
Mesmo com o avanço da internet banda larga e sem fio, cerca de 160 mil pessoas ainda utilizam a conexão discada, segundo o Censo dos EUA de 2023.
Símbolo da cultura pop nos anos 1990 e início dos 2000 — com menções em filmes como Sintonia de Amor e séries como Sex and the City —, a AOL já havia encerrado outros serviços icônicos, como o AIM (AOL Instant Messenger), que foi desativado em 2017.
Com o fim da internet discada da AOL, encerra-se também um capítulo importante da história da internet — marcado por bipes, chiados e uma nova forma de se comunicar no mundo.