O capitão Gilvan Rodrigues e a soldado Raissa Silva, pai e filha, dividem não só a farda do Corpo de Bombeiros, mas também a rotina intensa de treinamentos e ocorrências na corporação.
Com mais de 30 anos dedicados ao serviço público, Gilvan é um exemplo vivo para Raissa, que decidiu seguir os passos do pai depois de uma reflexão influenciada por suas conversas.
“Inicialmente, planejava prestar concurso para a Polícia Militar, mas meu pai me mostrou o valor do Corpo de Bombeiros, e essa mudança foi uma das melhores decisões que tomei”, relata a soldado.
Atuando juntos no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, no bairro de Barroquinha, eles vivenciaram recentemente uma experiência marcante: o combate a um incêndio no bairro do Comércio, em Salvador. “Foi uma honra combater ao lado da minha filha, minha parceira de farda e na missão. Essa ocorrência ficará para sempre na minha memória”, diz Gilvan.
A família valoriza o compromisso com a proteção da sociedade baiana. Para Gilvan, o exemplo pessoal fala mais alto que palavras: “Sempre digo que a palavra convence, mas o exemplo arrasta.” Para Raissa, o pai sempre foi seu herói e fonte de inspiração desde a infância.
“Ter um modelo como meu pai foi fundamental para eu seguir essa carreira e entender o verdadeiro significado de servir e proteger”, afirma a soldado.