O repórter da TV Globo Marcelo Courrege conheceu mais sobre as origens da sua família durante uma viagem à cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Ele conseguiu encontrar a casa onde o avô, Evandro Estrella, nasceu.
Courrege contou que reconheceu o imóvel a partir de uma descrição feita pelo pai. “‘É uma casa com dois leões na porta…’ Foi a única referência que meu pai me deu sobre a casa onde meu avô nasceu no dia 22 de Novembro de 1913, em Cachoeira, Bahia. “A heróica cidade de Cachoeira do Paraguassu!”, como ouvi o vô Estrella dizer tantas vezes em referência à luta pela independência do Brasil antes mesmo do diplomático grito do Ipiranga”, escreveu, ao compartilhar um álbum de fotos da viagem.
O repórter falou ainda que conseguiu conhecer pontos importantes de Cachoeira e de São Félix. “A beleza do Recôncavo Baiano está em cada canto para onde olhamos. Natureza e arquitetura. Povo e fé. A fé forjada no sincretismo religioso, onde igrejas e terreiros parecem extensões uns dos outros. Foi incrível conhecer de perto a irmandade da Boa Morte”, descreveu.
Ele disse ainda que a viagem o ajudou a compreender mais sobre o avô, que migrou para o Rio de Janeiro nos anos 1930, com um irmão. “Ele migrou para o Rio de Janeiro nos anos de 1930 para viver com um tio após a morte precoce do pai. Já são 33 anos sem meu avô e raramente passo um dia sem pensar nele”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Courrege estava acompanhado da namorada, Carol Barcellos, que também compartilhou fotos da viagem no Instagram. “Cachoeira, Bahia. Terra da liberdade. Cidade heróica. E ainda tivemos a sorte de assistir à pré-estréia de “Cajuína”, uma celebração do encontro geracional, no Cine Theatro Cachoeirano. Teremos de voltar para a Festa da Boa Morte, da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. O passado é alicerce”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram