O ator, escritor e apresentador baiano Lázaro Ramos participou, nesta sexta-feira (8), de um bate-papo especial com crianças, jovens e adultos durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). O encontro aconteceu no espaço infantil Mabel Velloso, no Centro Histórico de Salvador, e reuniu um grande público, encantado com a simpatia e o carisma do artista.
Durante o evento, Lázaro falou sobre suas obras literárias, respondendo a perguntas feitas pelas crianças. Questionado sobre de onde vem sua criatividade, respondeu: “Os primeiros livros eu escrevia para a criança que eu fui. Depois, para os adultos que eu quero que meus filhos sejam. E agora, para cada criança que eu conheço”.
Autor de livros como Na Minha Pele, Sinto o que Sinto e Você Não é Invisível, o baiano destacou a importância de incentivar a leitura desde a infância: “Quando você descobre a importância da leitura quando é pequeno, isso fica para sempre em sua vida”.
Além de falar sobre o processo criativo, Lázaro anunciou seu novo livro: “A Rainha da Rua Paissandu”, obra que contará a história da atriz Ruth de Souza, uma das grandes referências da dramaturgia brasileira. O livro foi escrito a partir de conversas com a própria atriz. “Ela me escolheu como ghost writer. Eu ia na casa dela aos domingos, tomávamos café e ela me contava sua história. Infelizmente ela faleceu antes da conclusão, mas tentei escrever com o tom e a visão que ela queria transmitir”, revelou.
A presença de Lázaro na Flipelô, segundo ele, é uma forma de valorizar a literatura preta, a ancestralidade e a representatividade. “É fundamental ocuparmos esses espaços com arte, história e inspiração. Estar aqui é plantar sementes para um futuro mais diverso e potente”, afirmou.
A Flipelô segue até este domingo (10), com uma programação que inclui literatura, música, teatro, gastronomia e atividades para toda a família.