Presença de pinguins em praias de Salvador chama atenção de moradores e turistas

Presença de pinguins em praias de Salvador chama atenção de moradores e turistas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Reprodução

Publicado em 09/08/2025 às 11:43 / Leia em 2 minutos

Nos últimos dias, turistas, moradores e banhistas de Salvador têm registrado a presença de pinguins (Spheniscus magellanicus) em diferentes pontos do litoral baiano.

Na manhã deste sábado (9), a equipe do Instituto Baleia Jubarte flagrou um desses animais durante um passeio de observação de baleias. O vídeo foi enviado ao Alô Alô Bahia.

De acordo com o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o fenômeno ocorre todos os anos durante o inverno, embora a chegada de indivíduos debilitados à costa nordestina seja menos comum. Nativa das costas da Patagônia, na Argentina e no Chile, a espécie realiza migrações em busca de alimento, seguindo correntes frias do Atlântico. Mudanças climáticas, escassez de comida e o aumento da intensidade das correntes podem fazer com que os animais se desviem da rota natural e cheguem a regiões como a Bahia.

Em 2008, o estado registrou o maior encalhe de pinguins já documentado no Brasil, com pelo menos 1.650 animais atendidos pelo IMA. Em 2025, já são 27 registros de encalhes no litoral baiano, entre animais vivos e mortos, além de avistamentos diários no mar.

O IMA orienta que, ao encontrar um pinguim na areia, não se deve colocá-lo de volta na água nem sobre gelo — já que a espécie não vive em ambientes gelados e costuma chegar debilitada e com sinais de hipotermia. A recomendação é acionar o órgão ambiental mais próximo para o resgate adequado.

 

Pinguim capturado pela equipe do IMA | Foto: Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA)

Pinguim capturado pela equipe do IMA | Foto: Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA)

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia