O amanhecer deste sábado (9) foi marcado por uma forte nevasca na Serra do Rio Grande do Sul, fenômeno que não ocorria com tamanha intensidade há cerca de uma década.
Em São José dos Ausentes, os termômetros chegaram a 0,4°C no início da manhã, cobrindo ruas e telhados de branco. Moradores registraram a cena e destacaram que a última vez que presenciaram neve tão intensa foi em 2013.
Cambará do Sul também teve registro de neve nas primeiras horas do dia, com mínima de 2,1°C.
Outras cidades do estado enfrentaram temperaturas muito baixas: Vacaria (0,6°C), Palmeira das Missões (1,1°C), Quaraí (1,3°C), Soledade (1,5°C), Erechim (1,6°C) e Frederico Westphalen (1,9°C).
Ver essa foto no Instagram
⛄️ AGORA | Turistas e moradores em êxtase com a neve que cai nesta manhã de sábado (9) em São Joaquim (SC). Reportagem em vídeo de Mycchel Legnaghi. pic.twitter.com/EsL7o0SE0p
— MetSul.com (@metsul) August 9, 2025
🚨BRASIL: Fim de semana começa com muita neve na Serra do Rio Grande do Sul.
Em São José dos Ausentes, onde a temperatura chegou a 0,4ºC, moradores registraram uma queda intensa de flocos, algo que não acontecia com essa intensidade há cerca de 10 anos. pic.twitter.com/QYW6kcg13P
— CHOQUEI (@choquei) August 9, 2025
Segundo a Climatempo, a instabilidade deve continuar ao longo da manhã na Serra, leste e nordeste do estado, com possibilidade de novos episódios de neve.
Já no oeste, noroeste, Missões e na Campanha, o tempo permanece firme. Neste domingo (10), o sol deve predominar em todo o Rio Grande do Sul, mas as temperaturas seguem baixas, com previsão de geada em diversas regiões, incluindo Serra, Campanha, Missões, centro e norte.